Uesc dá Curso de Formação de Gestores Culturais em Canavieiras

Curso para valorizar a arte e profissionalizar projetos
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Está sendo realizado em Canavieiras o Curso de formação de gestores e agentes culturais do litoral sul, uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Cultura. O evento foi idealizada para a capacitação dos profissionais envolvidos na área cultural do Território Litoral Sul, junto aos equipamentos culturais do Estado e da União, bem como da iniciativa privada.

O curso teve início no dia 16 de novembro e segue até esta sexta-feira (20).  Ministrada pelo assessor da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Pawlo Cidade, a primeira oficina foi “Elaboração de Projetos Culturais, Captação de Recursos e Gestão Orçamentária”, que abordou aspectos como elaboração de projetos, apresentação de estratégias de captação de recursos, gerenciamento e/ou administração de projetos culturais e construção de orçamentos.

Segundo Pawlo Cidade, antes de se pensar na busca de patrocínios, é preciso dedicar um bom tempo ao desenvolvimento do projeto. “Só é possível captar parcerias quando o projeto tem objetivos claramente definidos, um público-alvo a ser atingido, um cronograma a ser executado, uma equipe qualificada para sua execução, um orçamento detalhado e preços compatíveis com o mercado”, explicou o assessor.

Ainda segundo Pawlo, são abordadas na oficina os mecanismos existentes para financiamento de projetos culturais no Brasil. “Antes de tudo, é preciso saber que as empresas estão focadas em resultado e, em sua maioria, têm certeza no que querem investir. Se você já tem um bom projeto, ótimo. Agora há um árduo caminho que é a busca de patrocínios e apoiadores”, disse.

Segundo o secretário da Cultura Jorge Carvalho,  projetos como esse permitem o aprofundamento cultural por meio do contato com profissionais que possuem experiência na produção e gestão culturais. “A partir desta quipot-pourrinta-feira (19), o curso passou a ser ministrado pelo comunicólogo e especialista em audiovisual pela Uesc, Victor Aziz”, informou o secretário.

Para abrir o curso de Formação de Gestores Culturais desta quinta-feira, foi convidado um grupo de alunos do Colégio Professora Regina Célia, do distrito do Poxim. Os estudantes participam do Programa Mais Educação e estudam música com o professor Joílson Almeida da Silva, através de parceria com a Filarmônica 2 de Janeiro. No repertório apresentado, as músicas “A chuva que cai”, “Emoções”, e um pot-pourri com temas de Roberto Carlos.

Entre os resultados esperados com o curso estão o aumento da qualidade e quantidade de projetos culturais na região; aumento do volume de recursos captados para a cultura regional; aumento dos postos de trabalho e da renda no campo da cultura; aumento do número de projetos contemplados através dos editais da Secult e outras fontes financiadoras da cultura; maior interação cultural entre os municípios do Território Litoral Sul da Bahia e outras áreas de abrangência da Uesc; e a melhoria na qualidade das ações de gestão da cultura no Território.